Seguindo normas de saúde, transporte coletivo retorna de forma gradativa em Criciúma
Atividades voltaram na manhã desta segunda-feira (8), com restrições como medidas de combate e prevenção à Covid-19
O transporte coletivo de Criciúma retornou de forma gradativa nesta segunda-feira (8), seguindo normas de saúde, como combate e prevenção à Covid-19. Com capacidade reduzida, os ônibus do município possuem demarcações específicas para manter distanciamento social e disponibiliza álcool 70% para passageiros.
O retorno gradativo, estabelecido no decreto municipal n° 715/20, conta com um plano estratégico de três módulos. O primeiro deles, que iniciou nesta segunda-feira, possuí horários de segunda-feira a sexta-feira, das 6h30 às 8h30, das 11h30 às 13h30, das 17h às 19h30 e com interbairros a partir das 22h, e aos sábados, das 7h às 8h30 e das 11h30 às 13h30.
De acordo com a engenheira civil da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Caroline Paim Zanette, o fluxo de passageiros na retomada foi o esperado. “Em um primeiro momento ocorreu tudo dentro da normalidade. As pessoas estão respeitando as normas estabelecidas e é extremamente importante que isso continue acontecendo”, destacou.
Outra adaptação no retorno do transporte coletivo criciumense é a não circulação de dinheiro. Os passageiros devem adquirir um cartão para comprar as passagens nos Terminais Urbanos do Pinheirinho, Centro e Próspera, ou por delivery no telefone (48) 3431-7777.
Além das medidas adotadas para o interior dos veículos e terminais, os ônibus serão higienizados três vezes por dia. “Adotamos todos os critérios possíveis para que a população criciumense pudesse contar com esse serviço de forma segura. Sabemos que isso é importante, mas precisamos também cuidar da saúde de todos”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Os horários de ônibus estão disponíveis no site da Prefeitura de Criciúma, no endereço www.criciuma.sc.gov.br, na página eletrônica da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), por meio do link www.actu.com.br, além do aplicativo Moovit, que permite o acompanhamento em tempo real dos veículos do transporte coletivo.
Texto: Fabrício Júnior l Foto: Ana Sofia Schuster