Noite de homenagens oficializa repasse de R$ 1,5 milhão para construção de passarelas na Unesc

Recursos serão destinados pelo deputado federal Ricardo Guidi para a realização de um anseio

Em 2022 a Unesc contará com mais mil metros de espaço coberto em seu campus. A conquista da verba para essa importante obra de mobilidade foi assegurada e oficializada na noite desta sexta-feira (9/7) em evento híbrido realizado no Auditório Ruy Hülse e transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube para toda a comunidade acadêmica e comunidade externa. Na noite de homenagens estiveram na Universidade o deputado federal Ricardo Guidi, responsável pela destinação dos recursos, vereadores de Criciúma e representantes do governo municipal, apoiadores da iniciativa.

Os recursos assegurados pelo deputado serão responsáveis pela construção, já a partir da próxima semana, de passarelas que interligarão os blocos desde o administrativo até o bloco s, beneficiando assim mais de 150 mil de pessoas, da comunidade interna e externa que circulam ao longo de todo o ano nas dependências da Universidade.

O momento de oficialização da parceria que possibilitará a obra, para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, ficará eternizado na história da Instituição. “As passarelas do nosso campus são uma conquista dos nossos estudantes, mas também dos nossos professores, colaboradores e toda comunidade externa.  O dia de hoje ficará na memória da nossa Universidade. Trata-se de uma das mais antigas reivindicações que encontraram no egresso de nossa Unesc, hoje deputado federal, a sensibilidade e a dedicação para atender ao nosso pleito”, comentou.

Em agradecimento ao deputado, assim como à prefeitura de Criciúma e à Câmara Municipal pelo apoio incessante ao longo dos últimos anos para a concretização desse desejo, Luciane traduziu o momento como uma luz para os dias melhores que logo virão. “Em 2022, temos certeza que nosso campus estará novamente a pleno, com as mais de 12 mil pessoas que o compõem, presencialmente. Este espaço, portanto, é qualidade de vida e acessibilidade de fato. É motivo de imensa comemoração. Em meio a pandemia, que assinala caminhos de preocupação, afastamento social e práticas de superação diária, essa obra é a esperança e a alegria”, acrescentou a reitora.

Passarelas Sandra Zanatta Guidi

A escolha do nome que batiza a importante obra foi anunciada também na noite de celebrações. A história da homenagem à Sandra Zanatta Guidi, conforme a reitora, iniciou na década de 1970, quando uma jovem senhora iniciava sua trajetória acadêmica na Faculdade de Ciências e Educação, a Faciecri/Fucri, na primeira turma de Ciências Biológicas, concluindo seu curso em 1973 e iniciando, já no ano seguinte, após ter sido destaque da turma, a carreira como professora da Universidade.

“Essa mesma jovem senhora, ainda como professora, fez um segundo curso de graduação em nossa então Fucri, o curso de Pedagogia. Exerceu o magistério durante 23 anos e, imaginemos nós, o tamanho da contribuição que ofereceu à educação superior e à educação básica por meio da formação de professores e professoras. Trata-se de Sandra Zanatta Guidi, esposa do saudoso Altair Guidi, que realizou grandes feitos pela nossa Universidade”, lembrou.

Além da história da família ser intimamente ligada à Universidade por meio de Altair e Sandra, conforme Luciane, posteriormente Ricardo também passou pelas salas de aulas do campus e, assim, percebeu também de perto a necessidade das sonhadas passarelas. “De lá para cá a Unesc só cresce, mas mantém na sua memória a gratidão a todos aqueles e aquelas que contribuíram com esse crescimento. Hoje, em ato de grande significado, gostaríamos de reconhecer ao deputado que nos apoia em obra de tamanha importância, nominando as passarelas de nossa universidade com o nome de alguém que lhe é muito afeto e que muito contribuiu também com a nossa história”, detalhou aos presentes arrancando palmas.

Justo reconhecimento

O apoio destinado à Unesc por meio da destinação de R$ 1,5 milhão em recursos, conforme o deputado Ricardo Guidi, representa orgulho. “Fico muito feliz em colaborar com a nossa Universidade, uma Instituição que garante desenvolvimento na área educacional, econômica, da saúde e do meio ambiente, planejando o futuro da nossa região, atendendo milhares de pessoas da comunidade e tantas outras ações que a tornam fundamental para que o Sul esteja no patamar que está”, destacou.

A participação da homenageada da noite foi realizada por meio da tecnologia, de forma híbrida. Após acompanhar virtualmente a entrega simbólica de homenagens ao filho, Sandra Zanatta Guidi fez questão de agradecer pela menção recebida. “Estou muito emocionada. Eu já estava muito feliz por o Ricardo poder proporcionar essa conquista à Unesc. Agora, além de felicidade, sinto muita honra e emoção pela escolha do meu nome. A educação é realmente a minha paixão então quero aproveitar o momento para agradecer muito à reitora Luciane e a todos que nos proporcionam esse momento”, declarou.

Compuseram ainda a mesa de honra do evento e deixaram suas falas de celebração, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unesc, Douglas Leffa, o secretário geral de governo do Município, Vagner Espíndola, representante do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e o vereador Salésio Lima, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Arleu Da Silveira.

Aicom – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios