CASAN reforça diálogo com moradores da Grande Próspera sobre importância das ligações de esgoto

Colaboração da comunidade fará com que o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) entre em plena operação

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Grande Próspera levará maiores condições de saúde e desenvolvimento para a cidade. Mas para que a população possa usufruir desses benefícios, é importante que os moradores façam a ligação das suas residências à rede de esgotos.

Por isso, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) reforça o diálogo com a comunidade a partir de visitas do Projeto Socioambiental de casa em casa. A colaboração da comunidade fará com que o novo sistema entre em plena operação.

Durante todo o mês de setembro, a assistente social Milena Coral Dutra está realizando visitas no Bairro Brasília, levando aos moradores informações sobre a tarifa, os serviços de coleta e tratamento de esgoto, a correta ligação à rede e a importância do saneamento para a saúde coletiva.

Nos bairros, Vila Rica, Próspera, Argentina, Brasília, Imigrantes, Ceará, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete e Morro do Céu, mais de cinco mil ligações domiciliares à rede de esgotamento sanitário estão autorizadas e são de responsabilidade dos moradores.

A orientação da CASAN é de que o morador procure um profissional (pedreiro, encanador ou instalador hidráulico, por exemplo) para avaliar as adaptações necessárias para essa conexão à rede.

No site www.casan.com.br, link Ligação de Esgoto, o usuário encontra uma relação de profissionais que já participaram de capacitação gratuita oferecida pela Companhia.

Benefícios para a região

 A infraestrutura implantada na Grande Próspera está permitindo que Criciúma passe a 45% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto, o que representa grande benefício para a saúde pública.

Quando o esgoto não é tratado de forma adequada, pode contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde das pessoas. No caso de imóveis que não estão ligados à rede coletora de esgotos da CASAN, ou não possuem o sistema individual de fossa e sumidouro com a devida manutenção, os resíduos vão para a rede pluvial, córregos e rios, provocando poluição do meio ambiente o crescimento de doenças transmissíveis por via hídrica.

Texto e foto: Eloise de Lima/ Projeto Socioambiental das Obras de Ampliação do Esgotamento Sanitário para a Grande Próspera / Criciúma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios