CASAN conclui programa socioambiental em Criciúma visitando mais de 2 mil residências
Durante dois anos de ações, moradores do São Luiz e Grande Próspera receberam orientações de saneamento e saúde pública
Com a intenção de sensibilizar, informar e preparar adequadamente os moradores de Criciúma para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) desenvolveu em 2021 e 2022 um Programa Socioambiental em diferentes bairros.
Durante esses dois anos foram visitadas mais de 2 mil residências, levando orientações sobre a infraestrutura de saneamento implantada nas localidades do São Luiz e Grande Próspera.
Dessa forma a Companhia, por meio da execução da empresa Painel Pesquisas, mais de 1.200 imóveis residenciais, de comércio e empresas tiveram a oportunidade de sanar dúvidas em conversas com profissionais preparados para falar sobre o saneamento, sua importância para a saúde coletiva e a forma adequada de fazer a ligação à rede coletora de esgotos da CASAN. Nos locais em que as pessoas não estavam disponíveis para as orientações, materiais impressos foram disponibilizados nas caixas de correio.
O programa também permitiu a execução de ações educacionais em associações de moradores e escolas, além de instituições como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma para a Região da Grande Próspera e bairros São Luiz e Michel recebeu investimentos de R$ 87 milhões, que elevarão para aproximadamente 50% a cobertura em coleta e tratamento de esgotos na cidade mais populosa do Sul do estado.
Texto e foto: Eloise de Lima/ Projeto Socioambiental das Obras de Ampliação do Esgotamento Sanitário para o Bairro Próspera e São Luiz / Criciúma