Com aulas gratuitas, Escola de Artes da Abadeus incentiva o aprendizado musical em Criciúma
Instituição tem oficinas de técnica vocal e de instrumentos de base, cordas, sopro e percussão
Com o objetivo de desenvolver o potencial artístico em comunidades vulneráveis e incentivar atividades saudáveis entre crianças, jovens e adultos, o Centro de Inovação Social Abadeus oferece oficinas de musicalização gratuitas em Criciúma. Entre os cursos disponíveis estão técnica vocal, instrumentos de base, cordas, sopro e percussão.
O projeto teve início em 2004, quando a Abadeus criou a Orquestra Sinfonia de Talentos. Desde então, a Escola de Artes já atendeu mais de dois mil alunos e conta com banda de instrumentos de sopros, coral e orquestra.
As oficinas atendem alunos a partir dos oito anos e têm duração de um ano, com aulas uma vez na semana. No total, são aproximadamente 40 encontros de uma hora cada. O projeto tem, atualmente, mais de 50 vagas abertas para oficinas de violino, violão, teclado, ukulele, bateria e técnica vocal.
Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, a iniciativa é uma ferramenta de inclusão e transformação social. “Nas oficinas, os alunos usam o tempo livre tendo acesso à educação musical, aprimorando habilidades cognitivas e conhecendo mais a si mesmos enquanto praticam um importante e eficiente modo de expressão pessoal”, ressalta.
Ao fim do ano, os formandos do projeto realizam a Mostra Cultural, uma série de apresentações musicais na solenidade de encerramento dos cursos.
Parceria de empresas e dedução fiscal
Além de ajudar o desenvolvimento socioeconômico e cultural local, as empresas que apoiam a Escola de Artes, por meio de doações, podem abater do imposto de renda um percentual do valor destinado. Para isso, elas devem entrar em contato com a Abadeus informando o interesse. O depósito é feito em uma conta específica do projeto e, após a identificação do depósito, a instituição emite um recibo que é utilizado para fazer a dedução fiscal.
São parceiros da Escola de Artes: o Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (lei Rouanet); a Canguru Embalagens; Imbralit; Librelato; Eliane; Giassi Supermercados; Tool Business; Anjo Tintas e Moniari.
Como participar
Os interessados em se inscrever ou inscrever os filhos na Escola de Artes da Abadeus podem comparecer na instituição, localizada na Rua Maria Salete de Oliveira, nº 422, no bairro Cristo Redentor. Há ainda a opção de contato via WhatsApp, por meio do número (48) 84726964, ou preenchendo o formulário no link https://bit.ly/formularioabadeus, para que a Abadeus entre em contato.
NZBT Comunicação
Assessoria de Imprensa Centro de Inovação Social Abadeus
Texto: Samuel Borges | Partner NZBT